sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Renegados

O dia da consciência negra (20 de novembro) não poderia ser ignorado neste blog. Tentar encontrar um legítimo representante da raça seria uma tremenda injustiça com tantas pessoas que tanto contribuíram para a evolução da música ao longo dos tempos, seria impossível escolher um. Mas a data não poderia passar em vão.

Marvin Gaye, Little Richard, Chucky Berry, Michael Jackson, Ella Fitzgerald, 2pac, Louis Armstrong, entre tantos outros, inúmeros, poderiam facilmente figurar em uma lista entre os maiores artistas da história musical recente. Mas o feriado é brasileiro.

O dia da consciência negra coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695 em uma emboscada. Zumbi é o símbolo da resistência contra a sociedade escravocrata daquela (só daquela?) época. Então seria justo escolher um artista brasileiro? Não. Assim como internacionalmente, no Brasil, os negros também foram de vital importância para o desenvolvimento de nossa identidade musical e cultural. Racionais, Cartola, Pixinguinha, e por aí vai ...

Como a coerência não é pré-requisito para escrever, e o papel (ou o teclado) aceita tudo, escolhi uma música gringa, de autoria do Afrika Bambaataa, mas na maravilhosa versão dos norte-americanos de origem latina do Rage Against the Machine. A música? Renegates of Funk.

“Não interessa quanto você tente, você não pode nos impedir agora
desde a era pré-historica e os dias da grécia antiga
em baixa através da idade média
quando a Terra continuou passando por mudanças
Nada continua o mesmo, lá sempre teve renegados
como Cacique Touro Sentado, Tom Payne
Dr. Martin Luther King, Malcom X
Eles eram renegados do tempo e da era
Tantos renegados
Nos somos os Renegados do Funk”

Por ser uma das bandas mais politizadas da atualidade, e também da história, o RATM aproveitou a letra e fez um clipe que resgata grandes personalidades negras da história, que de alguma forma foram vítimas de preconceito e renegadas pela sociedade.

Para quem gosta do tema, o clipe é demais, até arrepia ver algumas citações como Rosa Parks, Malcom X, Luther King, Muhammad Ali...não dá para citar todos, a história de cada um dá pelo menos um livro, dos bons.

Obama e Lewis Hamilton romperam barreiras, nos próximos anos, outros também deixarão de ser renegados, enquanto isso, vamos parar para refletir, o feriado foi criado com esse intuito. Raised Fist, Black Power !

Nenhum comentário: