por Fernando Mucioli
Hoje se fala muito em como a linguagem dos videoclipes - cortes secos, falta de linearidade, rapidez - influenciou o cinema comercial. Nesse post vamos falar um pouco do contrário.
"Sabotage" é uma das faixas do "Ill Communicaton", um dos mais conhecidos álbuns do grupo de hip-hop norte-americano Beastie Boys. Nele, como mencionado, temos o exato oposto do que vemos hoje nas grandes películas Hollywoodianas: um filme dentro de um videoclipe. Os três rapazes (senhores?) novaiorquinos encarnam os papéis de três dos mais durões inspetores de polícia que topam qualquer parada para enfrentar o crime.
Qualquer pessoa com meia massa encefálica funcional pode identificar em Sabotage pelo menos uns duzentos filmes e seriados de ação rodados da década de 1970 a o começo da 1990 - Havaí 5-0, Starsky e Hutch, Miami Vice, ou qualquer um do Charles Bronson, que Deus o tenha. As cenas fecham com a letra em um formato totalmente sinestésico, mas simples: falam-se de grampos, armadilhas e vingança. Nada mais justo para uma música chamada "sabotagem". Isso tudo, e estamos apenas em 1994.
Nada disso é de graça ou muito menos fruto da sorte, porém. O diretor desse vídeo é um pequeno monstro da indústria cinematográfica chamado Spike Jonze - que, alem de ter dirigido dezenas de videoclipes em sua carreira, também tocou Adaptação e Quero Ser John Malkovich. Ele também ajudou criar e produzir a série Jackass.
Esse vídeo é junção da genialidade de um diretor capaz de pensar totalmente fora dos padrões com o amor de toda uma geração por filmes de policiais durões com o espírito inegavelmente urbano dos Beastie Boys - e do hip-hop. Em 2004, a revista Rolling Stone elegeu Sabotage como uma das 500 melhores músicas de todos os tempos.
E se...
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário