domingo, 5 de outubro de 2008

White Stripes e Creative Commons

Por: Allan Ravagnani
Conforme destaquei no meu último post, vou explicar um pouco o que é o Creative Commons, ou CC.

Todos já devem ter visto o símbolo © de Copyright, ou Todos os direitos Reservados em álbuns de música, vídeos e filmes. O copyright reserva ao autor da obra todos os direitos contidos nela, sendo assim, proibindo outras pessoas de utilizarem a obra para qualquer fim, que não seja o usufruto doméstico. A organização Creative Commons (veja o site), propõe uma idéia diferente, os artistas podem registrar suas obras com partes dos direitos reservados, ou até nenhum direito reservado. O que faz com que sua obra fique livre para outros artistas utilizarem conforme queiram, podendo remixar as músicas, alterar os clipes, ou até fazer algo diferente, como aconteceu com a banda White Stripes.

A banda norte-americana White Stripes é formada por um guitarrista e uma baterista, um dia, um baixista conhecido como Steve McDonald resolveu pegar o disco White Blood Cells, e regravou, inserindo baixo em suas músicas, depois Mcdonald disponibilizou as músicas em MP3 no seu site da internet. Melhor do que escrever, veja esse vídeo que explica muito bem o processo, que visa facilitar a vida de todos os artistas do mundo. Muito interessante.


veja abaixo a versão original do clip da banda White Stripes, Seven Nation Army.



Gravado em um plano contínuo e infinito, Seven Nation Army, inova tanto na forma quanto no conteúdo dos vídeos clipes, a utilização das cores predominante branca, vermelha e preta deu uma característica singular à banda. Fazendo o clipe atingir o topo de todas as paradas.

O clipe que conquistou a primeira posição,foi o primeiro single dos White Stripes, que figurou entre os dez primeiros lugares da parada britânica.

Entre a crítica especializada, há quem aponte a dupla como sendo o futuro do rock 'n' roll e os artistas mais relevantes do cenário pop da atualidade.

Nenhum comentário: